29/09/2011

um bocado de tecido

Como não pára a polémica à volta deste bocado de tecido – até pelo contrário – comentar mais uma vez e tentar conseguir desta vez um pouco de compreensão para os não-muçulmanos.

Eles não sabem muito sobre o islão. Por isto não lhes entra na cabeça que uma mulher se cobra porque um livro de 1400 anos de idade o pede. A maior parte das pessoas estão simplesmente convencidos de que só existem 3 razões de utilizar o véu: ou a mulher é obrigada e pressionada pelo marido, pela família ou pela tradição, ou a mulher não sabe pensar (quer dizer, não é muito inteligente) ou é exageradamente religiosa (=fanática = fundamentalista?) e quer provocar.

Agora, queridas irmãs muçulmanas, tentem pôr-se nesta situação. Quer dizer, vocês não são muçulmanas e o que eu disse lá em cima é a vossa opinião. E vocês encontram-se por qualquer que seja a razão com uma muçulmana com hijab. O que é que acontece? Vocês não têm motivação de vos interessar para uma pessoa que na vossa opinião se deixa oprimir ou que é um pouco parvinha ou que vos quer provocar. Ainda muito menos estarão dispostos de vos deixar explicar qualquer coisa por esta pessoa. No pior dos casos esta mulher vos mete medo – no melhor dos casos, vocês têm compaixão com ela e querem ajudá-la a libertar-se….

Que pena....

Ah – e além disto, sejamos honestos, e não nos esqueçamos duma coisa: elas existem, as mulheres que só usam o véu porque são obrigadas pela familia, pelo marido ou pela tradição.

Infelizmente.

É preciso informação. E compreensão mútua.

1 comentário:

  1. Tradução dum comentário neste post no blogue em língua alemã:

    Fátima disse:

    Bem ... em vez de ter estes preconceitos podia-se perguntar a pessoa e informar-se, não é?

    ResponderEliminar

o meu comentário: