08/04/2011

Instinto – Fitra ?

Uma das minhas primeiras perguntas foi:


“Porque é que Deus se preocupa com o que vestimos, nos dá regras como e quando e quantas vezes temos de rezar. O que podemos comer e o que não. Isto é mesquinho, não corresponde com a ideia de um Deus Grande, acima de tudo”

A resposta foi vaga. »Isto faz parte da sabedoria de Deus». Claro que não compreendi. Mesmo assim senti uma “necessidade interior”  de cumprir estas regras esquisitas. Um género de instinto, que ia ficando mais forte com o tempo.

No islão, este „instinto“ tem um nome: Fitrah. Diz-se que cada ser humano nasce com ela, e conforme a vida que leva ou também pela educação, esta fitrah pode ir ficando “tapada”. Parece me lógica a comparação com o instinto, que também controlamos através do juízo (ou da fitrah?), por exemplo travamos o instinto reprodutivo e reforçamos o instinto materno. 

Mas para mim foi importante ser capaz de me explicar esta „necessidade interior“ também intelectualmente. E cheguei a conseguir, porque realmente vejo o alcorão  como um „universo falando“. Olhamos para o universo, e conseguimos compreender algumas coisas. Mas muitas outras ficam no mistério. Mesmo assim existem. E são verdade. Com o alcorão, é igual. Até ele próprio diz:



«Ele foi Quem te revelou o Livro; 
nele há versículos fundamentais, que são a base do Livro, havendo outros alegóricos. Aqueles cujos abrigam a dúvida, seguem os alegóricos, a fim de causarem dissensões, interpretando-os capciosamente. Porém, ninguém, senão Deus, conhece a sua verdadeira interpretação. Os sábios dizem: Cremos nele (o Alcorão); tudo emana do nosso Senhor. Mas ninguém o admite, salvo os sensatos. 
(Sura 3, verso 7) 

Ele é o Primeiro e o Último; o Visível e o Invisível, e é o que sabe tudo. 
(Sura 57, verso 3) 

Conhecedor do cognoscível e do incognoscível, o Poderoso, o Prudentíssimo. 
(Sura 64, verso 18)

E assim aceito o facto de que o universo é verdade, mas que nele há muitas coisas que não compreendo. E aceito o facto, de que o alcorão é verdade e que também nele tem muitas coisas que não compreendo. E cumpro regras cuja sabedoria só Deus conhece. É tão simples como isso

Sem comentários:

Enviar um comentário

o meu comentário: