15/04/2011

Alcorão para teimosos

 Muitos não-muçulmanos não compreendem como é que uma pessoa consegue acreditar, que o Alcorão na sua totalidade é de origem divina. Vou tentar explicar tão breve como possível, mas um pouco mais explícito do que na "Metamorfose", como foi que eu cheguei a esta conclusão. Não é uma única razão – antes o conjunto de vários aspectos. No fundo cada um deles já é um milagre, mas, teimosa que sou, desvalorizei-os dizendo:  „bem, procurando a sério, encontra-se uma coisa destas em qualquer livro… )

1. A linguagem

Acredito que o Alcorão é inimitável e inigualável e que é impossível criar uma coisa parecida. Desde 1400 anos existe o desafio do próprio alcorão de o tentar, e durante este mesmo tempo ninguém foi capaz de imitar estilo, conteúdo e beleza nem duma pequena Sura (a mais pequena tem só poucas palavras). Não sei suficiente árabe para confirmar isto linguisticamente. Mas a convicção de inúmeros linguistas, e não só muçulmanos, tanto como a leitura do significado em alemão (cada tradução chama-se “o significado aproximado do Alcorão” porque nunca atinge o original) – e sobre tudo o ouvir das recitações foram eliminando todas as dúvidas.  

2. O conteudo

Admito que no princípio o Alcorão atraiu-me e causou-me também muita aversão pelas repetições, pelas muitas ameaças e promessas. Mas quanto mais lia e relia e relia quanto mais impossível me pareceu a possibilidade de isto tudo ter sido inventado por um simples empresário analfabeto.  

3. A conservação e a transmissão

No início o Alcorão foi guardado e transmitido por memorização. Durante os 1400 milhões de pessoas o decoraram. Se hoje fossem destruídos todos os Alcorães – em papel e os virtuais – já amanhã centenas de milhares de pessoas poderiam escrevê-lo de novo a partir das suas memórias. Isto não é só fascinante – e um milagre..

4. Os milagres cientificos no Alcorão

Sim, também vou falar desses milagres cientificos. Só vou listar alguns, sem explica-los, nem mencionando Suras nem descrevendo as provas dos cientistas – isto pode ler-se em imensas páginas na Internet. Também aqui deve se considerar : não é cada depoimento em si, mas a quantidade deles, que anteciparam factos cujos veracidades só é provável com os meios técnicos dos dias de hoje. Por exemplo, encontramos depoimentos irrefutáveis sobre:

·                     O princípio do universo, Big Bang
·                     Formação de toda a vida a partir da água
·                     A relatividade do tempo
·                     O desenvolvimento do embrião dentro da barriga da mãe
·                     A constituição das núvens
·                     A constituição geológica das montanhas
·                     A erosão
·                     Particularidades de mares e rios

Bem, o alcorão não é nem quer ser um tratado científico e também não nos quer explicar as ciências. O milagre conste no facto de que nada daquilo que está escrito no Alcorão, nem mesmo depoimentos científicos, contradizem de alguma forma os conhecimentos científicos que foram adquiridos ao longo dos  1400 anos.

E mesmo neste aspecto há uma grande diferença entre o alcorão e os outros livros sagrados (por exemplo Bíblia e Thora) – que o próprio alcorão não só menciona muitas vezes, mas também confirme em muitos respeitos. Mas como estes foram modificados e distorcidos  ao longo das gerações e pelas muitas traduções, eles já não têm muito a ver com os originais. O Alcorão ficou preservado na forma original, nem uma letra foi alterada (sim, acredito nisto) e como corrige os erros que entraram nos outros livros, pode-se dizer: o Alcorão é o livro dos livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

o meu comentário: