23/03/2011

não tenham medo!

Quero repetir mais uma vez uma coisa aos meus familiares e aos meus amigos não-muçulmanos:

Eu compreendo as vossas dúvidas, a vossa admiração, a vossa rejeição! Não me esqueci como eu pensava antes – e como teria reagido se alguém me aparecesse com uma história destas – pelo menos tão incompreensiva e perplexo como vocês.


Só vos peço um favor: não tenham medo por mim! Não estou numa seita e ninguém tenta influenciar-me para o islão (só contra ;-)) Ninguém me vai cravar nem empurrar para um abismo. Ninguém me vai pôr uma burka por cima e fazer de mim uma fundamentalista. Por isso, ninguém precisa preocupar-se comigo. 

13/03/2011

Oração de sexta feira

Recentemente juntei toda a minha coragem e dirigi-me à mesquita na minha cidade (que se encontra num apartamento). Quis participar numa oração de sexta-feira. Para tal, atravessei metade da cidade com lenço! Surpreendentemente ninguém me cortou a cabeça... ;-) – bem, houve uns olhares esquisitos - compreensíveis, considerando que nos quase 20 anos que vivo aqui só vi uma ou duas mulheres com hijab islâmico.

Bem – parece que me deram um horário enganado. Quando cheguei, já tinha começado o sermão. Na sala das mulheres estava – um homem, que me acenou para ir para outro quartinho pequenino que estava – vazio!

E assim fiz a minha primeira oração em comunidade – sozinha. Foi uma sensação bastante estranha. Aconselharam-me para – na próxima vez – ir sem medo para a sala principal e rezar atrás dos homens. Bem – não tenho a certeza o que no fim das contas é mais desagradável: rezar sozinha (para isto é melhor ficar em casa) ou atrás de tantos homens desconhecidos….