19/04/2011

Hijab

Não, já não vou justificar a minha crença, estou farta disto. Explicá-lo-ei a quem quiser com muito gosto - o melhor que sei. E defendê-lo-ei se for necessário. Mas já não o justificarei. É que aquela vergonha que senti do princípio (perante mim próprio e o mundo) transformou-se em orgulho. Sim, sou orgulhosa por ser muçulmana, não por nascimento ou por documento, mas conforme o sentido da palavra: "submissa a Deus".

E agora surge a pergunta por aquele pedaço de tecido, de cujo uso parece depender a paz espiritual tanto dos homens como das mulheres muçulmanos. (E de cujo não - uso parece depender tanto a paz espiritual de todos os não-muçulmanos ....) E sobre o qual se discuta até que as cabeças deitam fumo...

Orgulho - a vontade de  mostrar a fé - será que isto chega para usar o Hijab? Eu vivo numa região onde há pouquíssimas muçulmanas e só se vê uma ou outra velhota desdentada com um lenço. Será islâmico, dar tanto nas vistas, atrair todos os olhares? 

Ou seria cobarde, não o fazer?

Serei respeitada com o lenço, como justifica o Alcorão? Ou acontecerá o contrário e ninguém mais me levará a sério? E é isto o que Deus quer?

O alcorão diz:


Dize às fiéis que recatem os seus olhares, conservem os seus pudores e não mostrem os seus atrativos, além dos que (normalmente) aparecem; que cubram o colo com seus véus e não mostrem os seus atrativos, a não ser aos seus esposos, seus pais, seus sogros, seus filhos, seus enteados, seus irmãos, seus sobrinhos, às mulheres suas servas, seus criados isentas das necessidades sexuais, ou às crianças que não discernem a nudez das mulheres; que não agitem os seus pés, para que não chamem à atenção sobre seus atrativos ocultos. Ó fiéis, voltai-vos todos, arrependidos, a Deus, a fim de que vos salveis! (Sura 24, Verso 31)

Ó Profeta, dize a tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos fiéis que (quando saírem) se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que distingam das demais e não sejam molestadas; sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo. (Sura 33 Verso 59)

Atrevi-me de interpretar um pouco, presunçosamente, e cheguei na conclusão que não diz explicitamente que se deve tapar a cabeça. Só que a minha amiga árabe fez um movimento muito claro a volta da cabeça, para explicar o sentido do verbo original.....

Não me aproximei do Islão porque o considerei religião bonita (agora sim!)  ou porque tenho um fraco para o oriental ou para o exótico, mas sim pela ocupação intensa com o Alcorão (mais na metamorfose). E a partir do momento em que aceito que o Alcorão é uma revelação divina e uma instrução para a vida, compreendendo as regras ou não - será que não faria parte usar o véu?

Há uns dias fiz um teste e fui às compras com um xaile, ligeiramente colocado a volta da cabeça. Acho que nem dei tanto nas vistas - só uma conhecida perguntou-me se estava com frio....




Sem comentários:

Enviar um comentário

o meu comentário: